terça-feira, 21 de maio de 2024

Flores para as estações mais frias

 


É possível ter um jardim bonito e florido no outono e inverno. Mas tem muita gente que não sabe ao certo o que plantar. Por isso reunimos algumas dicas para seu jardim ficar incrível nesta época.

 

Podemos plantar:

 

—> Boca de leão

—>Lantana

—>Azaleia (é uma planta de ano inteiro, mas floresce com mais intensidade nesta época)

—>Amor perfeito

—>Mosquitinho

—>Lavanda

—>Roseiras

 

    Você também pode se perguntar sobre a intensidade da rega por conta que estas épocas são um pouco mais chuvosas.

Nesta época devemos regar uma vez ao dia, de preferência pela manhã.

 

Mesmo entre as duas estações existem diferenças: o outono se caracteriza por ventos mais fortes e o inverno se caracteriza geralmente por mais frio, chuvas frequentes e geadas intensas. É importante ficar atento a essas questões para manejar e proteger as plantas.

 

Texto e Foto: Aluna-repórter Laura Emanuele Frank

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Dicas para uma horta saudável

 

Para manter uma horta saudável precisamos seguir algumas práticas. Ouvimos Mônica e Alexandra Bubans, da Linha Boa Vista, justamente para compartilhar dicas sobre os cuidados que podem ser adotados com a horta em casa:

- Molhar as plantas regularmente, de acordo com as necessidades da espécie;

- Adubar com regularidade, porém, não coloque demais. A adubação pode ser orgânica, a partir de compostagem de restos de alimentos e folhas e com esterco (gado, galinha ou peru), devidamente curtido. A frequência mais comum é a cada 7 a 14 dias. O adubo em excesso pode até matar a planta.

- O uso de sombrite contribui com a proteção do cultivo. A tela ajuda a filtrar os raios solares que chegam até a planta, evitando danos nas plantas por calor excessivo.

- Outros benefícios observados em relação à área protegida com telado é a melhor eficiência da fotossíntese e, como consequência, de todo o processo nutricional da planta. A tela também protege de estragos causados por chuva forte, granizo e geada.

- É preciso cuidar do solo e observar que não esteja nem encharcado, nem muito seco. Isso ajuda as plantas em seu desenvolvimento e na adaptação ao terreno.

 

Por aluno-repórter Vítor Emanuel Bubans



quinta-feira, 16 de maio de 2024

🍊Citricultura🍊




Conheça mais sobre as variedades de bergamota e laranja existentes na região e suas formas de manejo

Chegando nessa época do ano é perceptível a presença de cítricos que colorem pomares domésticos e comerciais, a exemplo das bergamotas e das laranjas.



Tendo em vista que alguns pomares apresentaram amadurecimento precoce e que também existem variedades que podem ser aproveitadas em diferentes épocas do ano, resolvemos entrevistar o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, para entender mais sobre o manejo e a diversidade de bergamotas e laranjas existentes.

🎤Cooperinfo Rural: A época certa de colher bergamotas e laranjas seria no inverno?

Gilmar Vione: Há uma diversidade de variedades de bergamotas e laranjas possíveis de se produzir na região, com maturação que começa no outono, entrando pelo inverno e indo até o final da primavera. Eventualmente, em anos de temperaturas mais amenas na primavera/verão, e se as plantas estiverem em boas condições nutricionais e sanitárias, algumas variedades de bergamotas e laranjas podem estender o período de produção até o início do verão, mas isto não é muito comum na nossa região. No grupo das bergamotas com sementes, a Do Céu amadurece em março e abril, depois a Comum (maio), Ponkan (maio/junho), Dekopon (maio/julho), Murcott (julho/agosto) e a Montenegrina é a mais tardia (ago/set/out). Já para as bergamotas sem sementes, a sequência de maturação começa com a Ukitsu (fevereiro/março), seguindo a Clemenules (abril/mai), Nadorcott (julho/agosto), e a mais tardia é a Ortanique (setembro/outubro). Nas laranjas com sementes, a sequência de maturação começa com a Do Céu (abril), após vem a Umbigo Bahia (maio/junho), IAPAR-147 (junho/agosto), Pera (junho/julho), Valencia (setembro/outubro), Folha Murcha (setembro/outubro) e Valencia Late (outubro/dezembro); e as laranjas sem sementes seguem a sequência Navelina (maio/junho), Cara Cara (maio/julho), Salustiana (junho/agosto), Lane Late (julho/novembro), Monte Parnaso (agosto/setembro), Valencia Delta (setembro/outubro).

🎤Cooperinfo Rural: Esse ano, a maioria já estava amarela no início de abril , e até mesmo doces, mas não estão crescendo no seu tamanho normal, o que pode ter influenciado nisso?

Gilmar Vione: O "normal" é que no inverno as plantas fiquem em repouso, com o metabolismo reduzido, e na primavera quando as temperaturas começam a se elevar, as plantas são estimuladas a florescer. No ano passado praticamente não ocorreram temperaturas baixas, então as plantas reagiram antecipando a floração, por isso a maturação também é antecipada. Quanto ao tamanho das frutas estar menor, pode ter por um ou mais fatores associados: deficiência nutricional (principalmente potássio que tem a ver com tamanho de frutos, e é o elemento que mais se perde devido às chuvas, como tivemos uma primavera e verão muito chuvosos, provavelmente foi isso que ocorreu); em bergamotas, é necessário fazer a prática do raleio (retirar o excesso de frutos, quando eles estiverem com 2 cm de diâmetro, ainda verdes, senão a planta carrega bastante frutos mas todos muito pequenos, e no ano seguinte é provável que não haja produção ou uma produção muito pequena, isso se chama alternância de produção, porque a planta gasta muitas reservas para nutrir uma grande quantidade de frutos e no ano seguinte precisa se recuperar).

🎤Cooperinfo Rural: Qual é a melhor maneira de se cuidar de uma bergamoteira para que sejam colhidas as bergamotas no tempo certo, doces e grandes? E muda alguma coisa em respeito às laranjeiras?

Gilmar Vione: A colheita no tempo certo é muito relativa, anteriormente coloquei a época de maturação "normal", mas a cada ano isso pode variar, dependendo das condições climáticas, principalmente temperaturas. Uma questão importante para que as frutas sejam colhidas mais doces, é esperar até que a fruta amadureça na planta, pois laranjas e bergamotas não completam a maturação se colhidas antecipadamente (diferente p. ex. do abacate, manga, mamão ... que mesmo colhidos ainda um pouco verdes, continuam a maturação na pós-colheita). Também é importante uma adubação equilibrada para ter frutas mais doces, não exagerando no Nitrogênio (ureia e adubo orgânico em excesso) e suprindo a planta adequadamente com Potássio, que melhora a coloração e o teor de açúcar. Isso vale tanto para bergamota como laranja.

Assim compreendendo a forma certa de cuidado e vários motivos do amadurecimento, e até às épocas para colheita e amadurecimento.

Por alunos repórteres Emily Adriéli de Oliveira Melo e Estevão Mikael de Oliveira.