Conheça mais sobre as variedades de bergamota e laranja existentes na região e suas formas de manejo
Chegando nessa época do ano é perceptível a presença de cítricos que colorem pomares domésticos e comerciais, a exemplo das bergamotas e das laranjas.

Tendo em vista que alguns pomares apresentaram amadurecimento precoce e que também existem variedades que podem ser aproveitadas em diferentes épocas do ano, resolvemos entrevistar o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Gilmar Francisco Vione, para entender mais sobre o manejo e a diversidade de bergamotas e laranjas existentes.
🎤Cooperinfo Rural: A época certa de colher bergamotas e laranjas seria no inverno?
Gilmar Vione: Há uma diversidade de variedades de bergamotas e laranjas possíveis de se produzir na região, com maturação que começa no outono, entrando pelo inverno e indo até o final da primavera. Eventualmente, em anos de temperaturas mais amenas na primavera/verão, e se as plantas estiverem em boas condições nutricionais e sanitárias, algumas variedades de bergamotas e laranjas podem estender o período de produção até o início do verão, mas isto não é muito comum na nossa região. No grupo das bergamotas com sementes, a Do Céu amadurece em março e abril, depois a Comum (maio), Ponkan (maio/junho), Dekopon (maio/julho), Murcott (julho/agosto) e a Montenegrina é a mais tardia (ago/set/out). Já para as bergamotas sem sementes, a sequência de maturação começa com a Ukitsu (fevereiro/março), seguindo a Clemenules (abril/mai), Nadorcott (julho/agosto), e a mais tardia é a Ortanique (setembro/outubro). Nas laranjas com sementes, a sequência de maturação começa com a Do Céu (abril), após vem a Umbigo Bahia (maio/junho), IAPAR-147 (junho/agosto), Pera (junho/julho), Valencia (setembro/outubro), Folha Murcha (setembro/outubro) e Valencia Late (outubro/dezembro); e as laranjas sem sementes seguem a sequência Navelina (maio/junho), Cara Cara (maio/julho), Salustiana (junho/agosto), Lane Late (julho/novembro), Monte Parnaso (agosto/setembro), Valencia Delta (setembro/outubro).
🎤Cooperinfo Rural: Esse ano, a maioria já estava amarela no início de abril , e até mesmo doces, mas não estão crescendo no seu tamanho normal, o que pode ter influenciado nisso?
Gilmar Vione: O "normal" é que no inverno as plantas fiquem em repouso, com o metabolismo reduzido, e na primavera quando as temperaturas começam a se elevar, as plantas são estimuladas a florescer. No ano passado praticamente não ocorreram temperaturas baixas, então as plantas reagiram antecipando a floração, por isso a maturação também é antecipada. Quanto ao tamanho das frutas estar menor, pode ter por um ou mais fatores associados: deficiência nutricional (principalmente potássio que tem a ver com tamanho de frutos, e é o elemento que mais se perde devido às chuvas, como tivemos uma primavera e verão muito chuvosos, provavelmente foi isso que ocorreu); em bergamotas, é necessário fazer a prática do raleio (retirar o excesso de frutos, quando eles estiverem com 2 cm de diâmetro, ainda verdes, senão a planta carrega bastante frutos mas todos muito pequenos, e no ano seguinte é provável que não haja produção ou uma produção muito pequena, isso se chama alternância de produção, porque a planta gasta muitas reservas para nutrir uma grande quantidade de frutos e no ano seguinte precisa se recuperar).
🎤Cooperinfo Rural: Qual é a melhor maneira de se cuidar de uma bergamoteira para que sejam colhidas as bergamotas no tempo certo, doces e grandes? E muda alguma coisa em respeito às laranjeiras?
Gilmar Vione: A colheita no tempo certo é muito relativa, anteriormente coloquei a época de maturação "normal", mas a cada ano isso pode variar, dependendo das condições climáticas, principalmente temperaturas. Uma questão importante para que as frutas sejam colhidas mais doces, é esperar até que a fruta amadureça na planta, pois laranjas e bergamotas não completam a maturação se colhidas antecipadamente (diferente p. ex. do abacate, manga, mamão ... que mesmo colhidos ainda um pouco verdes, continuam a maturação na pós-colheita). Também é importante uma adubação equilibrada para ter frutas mais doces, não exagerando no Nitrogênio (ureia e adubo orgânico em excesso) e suprindo a planta adequadamente com Potássio, que melhora a coloração e o teor de açúcar. Isso vale tanto para bergamota como laranja.
Assim compreendendo a forma certa de cuidado e vários motivos do amadurecimento, e até às épocas para colheita e amadurecimento.
Por alunos repórteres Emily Adriéli de Oliveira Melo e Estevão Mikael de Oliveira.