A criação de suínos é uma alternativa rentável e interessante para quem vive no meio rural. O sucesso na atividade depende de cuidados com o manejo e a sanidade animal. Para entender melhor como a suinocultura funciona na prática, fomos conhecer o exemplo da Granja de Luís Sérgio Borges, na localidade de Cascata.
Na propriedade existem dois pavilhões de suínos, cada um com 110 metros de comprimento por 10m de largura. Cada pavilhão tem 2 mil cabeças alojadas, com espaços destinados especificamente para fêmeas e machos.
Os animais alojados possuem em média sete quilos cada. Na creche, os animais permanecem 33 dias. A saída ocorre quando estão aproximadamente com 20 quilos. Durante esse período recebem três tipos de ração, de acordo com a necessidade do animal: pré inicial 1 (1,5 kg por animal), inicial 1 (6kg por animal), inicial 2 (disponibilidade de acordo com o desenvolvimento do animal).
Para auxiliar no manejo, conta-se com o apoio de três empregados. Nas decisões são levadas em conta as orientações técnicas. Entre as medidas de manejo sanitário está a limpeza constante e uso de detergente desinfetante.
Por aluna-repórter Franciele Paxko Borges
#suinocultura #cooperinfo #cooperinfo rural #alunarepórter #alunosrepórteres