O dia 29 de agosto de 2013 marca a criação da Primeira Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres do Brasil, a Cooperinfo Rural. Formada por jovens estudantes da Escola Estadual de Educação Básica José Alfredo Nedel, está sediada na localidade de Sete de Setembro, interior de Santa Rosa. Desde seu surgimento, a cooperativa conta com assessoria da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
O aniversário de 11 anos da cooperativa foi celebrado neste dia 29/08, com a participação de estudantes e professores da escola, assim como apoiadores. O coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Eduardo Servat, destaca que através da Cooperinfo Rural, os jovens abrem um leque de oportunidades provenientes da organização coletiva e do exercício dos princípios do cooperativismo que refletem em diversas áreas de sua vida.
A Diretora da Escola José Alfredo Nedel, Janaína Florintino, reconheceu a importância do envolvimento dos jovens estudantes em ações que enaltecem suas habilidades e criam oportunidades.
A Presidente da Cooperinfo Rural, Letícia Hein, revelou a satisfação de celebrar a data, com apoio dos demais estudantes e professores. Já a jovem Patrícia Bullert, que foi presidente da cooperativa na gestão de 2014-2015, prestigiou a comemoração e deu seu testemunho de que a inserção na cooperativa a tornou mais preparada para os desafios posteriores e oportunizou aprendizados que aproveita em diferentes momentos de sua vida.
Em seus passos iniciais, a cooperativa rural de alunos-repórteres surgiu a partir de oficinas de comunicação, conduzidas por estudantes e professores do curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu, e de cooperativismo, ofertadas pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar. A partir de então, assumiu a missão de promover informações sobre potencialidades e políticas públicas voltadas ao meio rural em blog, redes sociais e jornal próprios, oportunidade de os jovens exercitarem suas habilidades e lançarem luz a temas de seu interesse e das comunidades em que estão inseridos.