quinta-feira, 8 de maio de 2014

... ANTES DA COLHEITA...

Há uns bons 20 anos o santa-rosense Marco Farinon queria tirar algumas fotos, num período de férias, mas não tinha câmara fotográfica. Comprou uma, semiprofissional, e foi orientado a fazer um curso de fotografia. Fez dois: no Foto-Cine Club e no SENAC de Porto Alegre. Trabalhou como repórter fotográfico free-lancer e, como o ativista cultural que sempre foi, passou a fotografar diversos eventos – alguns dos quais ele próprio produziu – realizados em Porto Alegre e Região Metropolitana. Isto, entre os anos de 1994 e 2004. Após este período, Farinon passou a trabalhar em publicidade, como representante gráfico, até 2013, quando então retornou à Santa Rosa.

Ao procurar informações sobre eventos no SESC local, foi convidado pelo agitador cultural Paulo Joner (Keko) a lá expor seus trabalhos. Por estar próximo o aniversário do município – era julho de 2013 – resolveu fazer uma série de postais intitulados “... DE VOLTA SANTA ROSA...”. Com a câmara de seu celular, captou imagens de prédios, monumentos e praças, mostrando ângulos pouco notados pelos seus conterrâneos. Este trabalho foi exposto também na agência da Caixa Econômica Federal e na 9ª Feira do Livro de Santa Rosa.

Como membro do Conselho Municipal da Assistência Social de Santa Rosa, Farinon representou o município na 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Santa Maria em outubro de 2013. Na viagem de retorno, decidiu fotografar as paisagens do caminho pela janela do carro. “A princípio foi por passatempo, mas quando passei as fotos para o computador, notei que elas tinham um 'ar impressionista’. Então decidi expô-las”, argumenta o fotógrafo. Novamente utilizando-se de seu celular – que está longe de ser um "último tipo" – Marco apoiava os braços nos vidros da janela (fechada) e, ao olhar para frente e perceber a aproximação de uma paisagem interessante, tentava fazer o melhor enquadramento: “Foi muito na sorte. E a foto que eu mais quis fazer – um coqueiro inclinado pelo forte vento -, não consegui”, conclui Farinon.

A exposição, formada por 24 instantâneos e intitulada “... ANTES DA COLHEITA...”, permaneceu durante o mês de fevereiro no SESC de Santa Rosa. As fotos foram impressas em papel fotográfico tamanho A4 e emolduradas com sobras de papelão utilizados na fabricação de caixas para calçados. “Sou adepto da reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais. Sendo que este material tem a mesma cor da terra”, explica o artista.

Para fechar o ciclo, Santa Maria está recebendo “... ANTES DA COLHEITA...” durante o mês de maio. As fotos estão expostas também no SESC (Rua Itaimbé, 66 – Centro – Fone: (55) 3223 2288).


Marco Farinon agradece ao apoio do SESC (Santa Rosa e Santa Maria), Gráfica e Cartonagem Bertholdi, Majestik Central de Cópias, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Rosa e Viação Ouro e Prata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário