quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Mancha Foliar no Trigo


Causas e Cuidados



Por aluno-repórter Mateus Friske

O trigo ocupa aproximadamente 11 mil hectares no município de Santa Rosa, sendo considerado uma das principais culturas de inverno da região. Um dos aspectos que merece atenção dos produtores é o aparecimento de manchas foliares. Para saber mais sobre o assunto buscamos informações com o técnico agrícola do Dinon, Anderson Fischer.

- Como ocorre a mancha foliar ?

Ocorre a instalação de um fungo necrótico, com capacidade de sobreviver em restos culturais, formando estruturas de reprodução sexuada, que são os pseudotécidos que liberam ascosporosos que são responsáveis pela infecção primária.

- Em qual parte ocorre a mancha foliar?

Ocorre em ambas as superfícies das folhas.

- Qual manejo é mais indicado para o controle da mancha foliar?

Deve-se usar sementes sadias, limpas e adequadamente tratadas. Também eliminar as plantas voluntárias e, quando necessário, usar fungicidas que possuem efeito sobre esse fungo.

- Qual o dano que ocorre na planta?

Os sintomas começam com pequenas lesões marrom-douradas, que se expandem e tornam-se lenticulares, atingindo até 12mm de comprimento. Frequentemente aparecem rodeadas por bordos amarelos. À medida que as lesões crescem, coalescem, tornando-se  de uma cor marrom escuro no centro, devido às massas de cinidióforos e conídios do fungo.

- Pode ocorrer quebra de produtividade?

A doença ocorre com alta severidade principalmente em cultivares suscetíveis, podendo as perdas serem superiores a 80%.

- Qual a época que ocorre a mancha foliar? E qual o clima que mais favorece o seu desenvolvimento?

Ocorre geralmente no perfilhamento do trigo, podendo se estender até o emborrachamento. A temperatura deve ser igual ou superior a 18ºC, com período de molhamento de pelo menos 15 horas, entretanto, a temperatura entre 20 e 28ºC é mais favorável ao desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário