terça-feira, 19 de setembro de 2023

Projeto Compartilhar incentiva jovens a permanecer no campo

 


O Projeto Compartilhar tem apresentado novas perspectivas a 30 famílias de jovens rurais, com vínculo institucional com a Cooperluz, residentes no meio rural dos municípios de abrangência da cooperativa. Trata-se de uma ação social, que visa buscar sustentabilidade e desenvolvimento por meio da produção de alimentos, além da viabilidade econômica para manutenção de agricultores familiares no meio rural, fomentado a produção e viabilizando mercados para produtos de baixa produção local, demandados por indústrias e empresas da região.

 

As ações desenvolvidas tem foco na sustentabilidade; na produção de alimentos saudáveis; e no fortalecimento da agricultura familiar, com estimulo à sucessão rural que hoje é um dos principais desafios enfrentados neste meio.

 

O público-alvo do Projeto são jovens agricultores familiares da região, com  baixa renda, pequenas áreas de terras, sendo estes preferencialmente  associados e/ou filhos de associados da Cooperluz ou vínculos com projetos sociais apoiados e desenvolvidos pela Cooperluz: Casa Familiar Rural; Jovem Empreendedor Rural; PCE - Programa de Cooperativismo Escolar; associados das Cooperativas Singulares da Unicooper de Produção

(Coopovec, Cooperteresa, Copral, Coopasc e Coopersol); ou ainda  produtores orgânicos da área de atuação da cooperativa certificados pelo  sistema participativo Rede Eco-Vida.

 

 

O Projeto Compartilhar é uma forma de incentivo para os jovens que tem interesse na produção agrícola. São doados insumos agrícolas para os jovens começarem a ter sua plantação. Pode-se plantar morangos, feijões ou vários outros alimentos de interesse do beneficiário.

 

Na Vila Sete de Setembro, eu, aluno-repórter, André Víctor Anschau, sou assessorado pelo Projeto. Iniciei uma nova produção de morangos orgânicos e estou satisfeito com os primeiros resultados. Estou produzindo morangos para o consumo família e  para poder vender.

Com essa nova experiência pude perceber como a produção agrícola é importante.

 

Compartilho com vocês essa minha nova experiência, sendo que faço parte do projeto com a plantação de morangos com a finalidade de aumentar a renda familiar, ampliando também meus conhecimentos e adquirindo mais experiência no ramo agrícola.

 

 

Por aluno-repórter André Víctor Anschau, com a contribuição de Dienifer Letícia T. Richart e Ademir Ribeiro do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário