O sistema de irrigação implantado na propriedade de Flávio Borges, interior de Santa Rosa, foi uma forma encontrada pelo produtor para manter a pastagem e, consequentemente, a produção de leite em épocas de menor incidência de chuva. Existem vários tipos de irrigação e no caso desta propriedade se optou pela ferti-irrigação, por meio da qual são levados água e esterco ao mesmo tempo para a pastagem.
Os produtores que optam pela ferti-irrigação levam em conta a oportunidade de molhar e adubar as plantas numa mesma oportunidade. Para a implantação do sistema, é preciso estudar cada caso, porque uma área é diferente da outra. Na propriedade da família Borges, o sistema foi elaborado pela Hermanns Agro e implantado em janeiro de 2019.
Na instalação foram usados dois tipos de cola vermelha extra forte, aproveitados em barras a partir de 75 mm, e a cola azul, que é a mais simples, que serve em canos de PVC de 50 mm para baixo.
Outro detalhe que chama a atenção é o bem-estar animal, sendo que as vacas ficam mais à vontade com a irrigação em períodos de muito calor.
Por aluna-repórter Franciele Paxko Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário