segunda-feira, 10 de março de 2014

Agricultores são beneficiados com programa para melhoria das propriedades e da qualidade de vida


 

Por alunas-repórteres Patrícia Bullert e Mayla Krüger

Uma proposta de prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural para famílias rurais, através de parceria firmada entre Emater/RS-Ascar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está sendo desenvolvida com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais do Rio Grande do Sul. Na região de Santa Rosa, em torno de 4.900 famílias de 16 municípios serão beneficiadas com o programa que pretende auxiliar na realização dos sonhos que os agricultores possuem para suas propriedades.

O projeto teve início em abril de 2013 e as famílias serão acompanhadas e orientadas pela equipe técnica da Emater/RS-Ascar, ao longo de três anos. “Desde abril já foram realizadas visitas nas propriedades e também reuniões entre os beneficiários”, explica o assistente administrativo da Emater/RS-Ascar, em Santo Cristo, Leandro Neuberger. Os beneficiários da Chamada Pública da Sustentabilidade 10/2012, no lote 44, são agricultores familiares que possuem Declaração da Aptidão ao Pronaf (DAP) e desejam melhorar sua propriedade e a qualidade de vida, de forma sustentável.
 

Os técnicos da Emater/RS-Ascar realizaram visitas às famílias e explicam passo a passo, todo o processo da execução da Chamada. Nessa etapa as famílias interessadas fizeram sua adesão ao projeto.

A agricultora Elaine Teresinha Loebens, residente na Linha Salto, Santo Cristo, que é beneficiária da Chamada, afirma que o projeto é muito bom. “Também ganho mais aprendizados com a assistência dos técnicos da Emater e quando preciso estão ali pra me ajudar”, completa.

A chamada publica é um instrumento para implantação de politicas do Governo Federal,por meio da secretaria da agricultura familiar, vinculada ao ministério do desenvolvimento agrário (SAF/MDA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário