segunda-feira, 10 de março de 2014

IRRIGANDO A RENDA FAMILIAR


Projeto de irrigação melhora vendas e qualidade da grama no interior de Santa Rosa

 

 
Por aluna-repórter Natiele Andressa Hartfeil

O produtor Milton Dorfschmidt iniciou a plantação de grama em meados de 2009. Arado e duas enxadas eram seus instrumentos de trabalho, em sua propriedade na linha Sete de Setembro Norte, interior de Santa Rosa.

Depois de trabalhar durante nove anos em uma grameira, surgiu o interesse de criar seu próprio negócio pois, segundo o produtor, percebeu que havia um amplo mercado e faltava matéria-prima de qualidade.

Com o negócio próprio, a necessidade de investimento. A irrigação veio como aliada nos períodos de falta de chuva na região. O primeiro passou foi a elaboração de um projeto, com apoio da Emater/RS-Ascar.  Um grande incentivador na implantação do projeto foi o Técnico Agrícola da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, que auxiliou no projeto da irrigação.

No primeiro ano da instalação, choveu tanto que nem foi preciso usá-la. O produtor chegou a pensar que esse investimento foi em vão. Mas a partir do segundo ano foi de grande utilidade e foi então que se observou a importância que a irrigação tem no cultivo. O investimento inicial começou a ter retorno aos poucos e hoje já se transformou em benefícios.

 “A irrigação melhorou o crescimento da grama, o atendimento aos clientes e quando está muito seco, sem um longo período de chuva, consigo irrigar e colher a grama e tirar uma leiva de melhor qualidade”, afirma Milton.

Quando iniciou seu empreendimento, emprestava o trator e pagava as horas de uso. Hoje já tem seu próprio trator e todo o maquinário como leivador, roçador, espalhador de ureia e palheteira.

Para informações sobre as linhas de crédito e os programas de irrigação existentes, é possível procurar os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Entre os programas estão o Irrigando a Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); e Mais Água, Mais Renda da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário