terça-feira, 12 de abril de 2016

MAIS UMA SAFRA


A colheita de soja na região Noroeste

Está acontecendo desde o final de fevereiro a colheita de soja na região de Santa Rosa (Fronteira Noroeste e Missões), onde foram cultivadas em torno de 710 mil hectares de terras nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar.

Com uma expectativa de produtividade de aproximadamente 49 sacas por hectare (um hectare equivale a dez mil metros quadrados) e com a média de preço girando em R$65,00 pela saca de 60 kg, determinada pela cotação do dólar, podendo variar diariamente o seu valor.

Assim, a sua comercialização tem uma grande influência na economia e importância, pois segundo o relato do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, engenheiro agrônomo Gilmar Vione, toda uma cadeia está estruturada sobre a soja, envolvendo uma série de agentes sociais: desde a propriedade e patrimônio de muitos produtores; indústrias de máquinas, colheitadeiras, pulverizadores; comércio voltado ao setor agropecuário, como a venda de insumos, e mesmo o comércio em geral. A soja também faz parte da nutrição de importantes cadeias da nossa região como bovinos de leite e suínos, que aproveitam principalmente o farelo de soja. Ainda, é matéria prima de indústrias  de óleo de soja e biodiesel da região.

Havendo uma liquidez certa para o cereal, com inúmeras opções de comercialização, ela é uma das apostas dos produtores rurais como fonte de renda. O encerramento oficial da colheita no país acontecerá em Santa Rosa, no dia 29/04, durante a Fenasoja.
 

Por Aluna-repórter: Carolina Hilda Schleger

Nenhum comentário:

Postar um comentário