sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pequena, mas indispensável

A importância da abelha para a natureza e para nós
Apesar do seu tamanho e de uma vida de apenas 45 dias, aproximadamente, as abelhas tem um papel fundamental no ecossistema, pois elas são responsáveis por praticamente 94% da polinização das plantas cultivas pelo homem, algumas em maior grau e outras em menor preferência.
De acordo com a engenheira agrônoma e bióloga Viviane Cristina Hatje, se não tivéssemos a polinização das abelhas não teríamos a produção de maçã e de canola, por exemplo, que são altamente dependentes dela e de várias outras espécies. Além disso, ajudam a aumentar a produtividade de algumas plantas como o morango.  
Assim sendo é umas das responsáveis pela produtividade das cultivares existentes. A abelha também produz, através do pólen colhido das plantas, o mel - um alimento altamente nutritivo, rico em açúcares e com propriedades medicinais; a geleia real e a própolis.
Já o seu veneno (pitocina) é usado para fins medicinais como controle de reumatismos e outras doenças, que tem sido usado pela medicina chinesa há algum tempo. E a pitocina linfolizada, que seria a aplicação exata do ferrão, é associada à melhora de dores crônicas.
Contudo deve-se lembrar do perigo em usar seu veneno sem o acompanhamento médico pelo fato de poder causar alguma alergia, as quais podem resultar em sérias consequências.




Por aluna-repórter Carolina Hilda Schleger

Nenhum comentário:

Postar um comentário