quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Para cuidar de seu rebanho





Separamos algumas informações que podem contribuir para o cuidado com terneiras e vacas e facilitar o manejo pós-parto

1.    Pré-parto – Entre os principais objetivos da secagem, antes da parição, estão diminuir o estresse da vaca ocasionado pela lactação e proporcionar descanso para a glândula mamária, além de permitir recuperação corporal para uma boa parição e cura imediata de infecção já estabelecida. Também permite maior taxa de cura da mastite durante a secagem. 

2.    Pós-parto - Logo após o nascimento, é interessante deixar a vaca lamber a bezerra até secá-la bem. Possibilita estimular a circulação sanguínea, batimentos cardíacos e o aparelho locomotor. É importante dar condições para a bezerra se aquecer para permitir alcançar temperatura corpórea ideal. 

3.    No sistema de aleitamento artificial, o leite é fornecido pelo homem, com o uso de utensílios. Dentro das instalações devemos ter ambiente seco, ventilado, limpo, alimento e água de qualidade.

4.    Higiene e cuidados com alimentação - No manejo das bezerras é preciso lavar todos os dias os utensílios utilizados no fornecimento do leite como baldes, mamadeiras, chupetas, com detergente neutro; fornecer leite na temperatura ideal (entre 37 e 38º C), aquecer se necessário; trocar a água das bezerras duas vezes ao dia. Dez dias antes do desmame ir reduzindo a oferta de leite; desmamar acima de 85 quilos. 

5.    Os cuidados seguem com controle zootécnico do desmame, vacinas obrigatórias e nova alimentação com concentrado, volumoso e sal mineral.

Alunos-repórteres: Adilson Faliguski Borges, Anderson André Rudke, Matheus Martinelli Dorfschmidt e Tiago Daniel Diel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário