quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Produção de morangos

Na última edição do J.I Rural apresentamos algumas informações sobre o manejo do morango. Para quem não conseguiu acessar o jornal, pode conferir as orientações no texto abaixo. Boa leitura!




Por Alunas repórteres: Paola Kissler e Keren Silva

Os morangueiros podem ser plantados em diversos tipos de solos, mas um dos mais propícios é o arenoso-argiloso. E quando se planta e se colhe? O período em que ele deve ser plantado é entre os meses de abril e maio para variedades de dias curtos, e de junho a julho para variedades de dias neutros. A sua colheita é feita entre os meses de julho e outubro para variedades de dias curtos, por isso, começamos a visualizá-los em maior quantidade em feiras e mercados nesta época. Já as variedades de dias neutros podem produzir praticamente o ano todo.
 Para uma melhor produção há aspectos importantes a serem levados em conta.  Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilmar Vione, o morango prefere, geralmente, pouca umidade na parte aérea e temperaturas amenas. Não gosta de muitas chuvas, pois seus frutos são muito sensíveis, sendo assim, estragam fácil. As flores não suportam também geada e granizo.
Neste contexto, o morangueiro se desenvolve bem em local de clima subtropical e temperado.
O consumo é, sobretudo, in natura, em saladas de frutas, vitaminas e sucos, mas também é muito aproveitado em bolos, geleias e tortas. 
Além da sua versatilidade, os benefícios são também à saúde, sendo rico em vitamina C e antioxidantes, combate o envelhecimento da pele, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e melhora a capacidade mental.
 Os gastos com insumos da produção de morangos orgânicos são menores do que os convencionais.

CONHEÇA ALGUNS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Fonte: Emater/RS-Ascar

Os sistemas de produção mais comuns são no solo – com mulching, irrigação localizada e túnel baixo; sistema hidropônico protegido no sistema NFT, no qual as plantas crescem dentro de uma canaleta com fluxo constante de solução nutritiva; e o sistema semi-hidropônico com ambiente protegido, que pode ser implantado em calhas, bancadas, vasos ou slab, que é uma embalagem plástica tubular, preferencialmente de cor branca externamente e internamente preta. Para quem se interessa em produzir fora do solo é preciso se atentar também ao fato de que a raiz do morango chega, inicialmente, de 15 a 20 cm em média. 
As larguras mais comuns dos slabs comerciais são de 39, 33 e 30 cm de largura. A altura das bancadas é de aproximadamente 80 cm, e corredor com distância mínima de 50 cm, para facilitar o manejo. O pé direito fica geralmente em dois metros e meio.
Mudas de alta qualidade, disponibilidade nutricional e irrigação também devem receber atenção especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário