quinta-feira, 30 de setembro de 2021

🍓🥦Diversifique sua horta e garanta alimentação saudável durante todo ano🍆🥕

 


Produzir o próprio alimento pode significar mais saúde, nutrição e economia para as famílias. Quando você tem a própria horta gasta menos no sentido de adquirir esses alimentos fora da propriedade e ganha mais em relação a saber a procedência do que está consumindo. 
 
É neste sentido, que as alunas –repórteres Paola Knaesel Kissler e Keren Daiane de Oliveira da Silva, trazem algumas informações sobre o cultivo de hortaliças, no Ano Internacional das Frutas e Vegetais.
As Hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta. É interessante saber que o aproveitamento integral de alguns alimentos evita o desperdício e permite que possamos diversificar a alimentação, aproveitando partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. 
 
Quanto a sua forma de consumo, as hortaliças classificam-se em tuberosas, herbáceas e frutos. No caso das hortaliças do tipo tuberosas, as partes consumidas crescem dentro do solo, como é o caso da batata.
Já as herbáceas compreendem vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo, como o caso da alface e do repolho. Na categoria das hortaliças-fruto, as partes aproveitáveis para o consumo são os frutos, a exemplo do tomate e da ervilha. 
 
Outra classificação muito utilizada é a que divide as hortaliças em dois grupos: de verduras e de legumes. Você sabe qual a diferença?
 
As verduras são aquelas em que as partes comestíveis de vegetais são folhas, flores e hastes. E os legumes são vegetais que as partes consumidas e apreciadas são os frutos, sementes e partes que crescem no solo como a mandioca.
 
O consumo de hortaliças é indispensável na alimentação dos seres humanos. São alimentos reguladores que tem como características serem fontes de vitaminas, minerais, nutrientes que mantém o equilíbrio do organismo e ajudam para seu pleno funcionamento. Além de todas as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças, existe uma série de compostos bioativos presentes nestes vegetais que auxiliam no combate e prevenção de doenças.
 
O licopeno, por exemplo, presente no tomate e na melancia, possui propriedades anticancerígenas e que atuam como antioxidantes. 
 
Que tal nos alimentarmos bem com aquilo que podemos produzir em casa? Confira o calendário de plantio de frutas e legumes e diversifique sua alimentação o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário