sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Trigo: conjuntura da região e cenários exuberantes

 


A cultura do trigo nos 45 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões, segundo a Emater/RS-Ascar, chega a aproximadamente 270 mil hectares. Atualmente 47% destas lavouras ainda se encontram em desenvolvimento vegetativo e perfilhamento, sendo que parte com altura e porte menor que o normal devido à baixa umidade do solo até a semana passada. Na região, outros 41% das lavouras estão em fase de floração e 12% já em formação do grão.

A semana entre 23 e 29/08 foi marcada pelo retorno da chuva. O período iniciou com tempo
seco e calor. A partir da terça-feira (24/08) houve mudanças com início das chuvas que se estenderam, em algumas localidades do Estado, até quinta-feira (26/08) e disponibilizaram acumulados que contribuíram para diminuir o déficit hídrico nas lavouras. A temperatura apresentou grande amplitude térmica e a radiação solar foi satisfatória. Em geral, os cultivos foram favorecidos pelo retorno da umidade do solo e da umidade relativa do ar.

Confira os registros do trigo, realizados pelo aluno-repórter Anderson Rudke, na lavoura de Tiago André Gall, mostrando que monitorar a lavoura é importante para a tomada de decisões e também para vislumbrar um belo cenário formado pelo cereal. 

 








 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário