sexta-feira, 24 de junho de 2022

Produção leiteira em pauta

 


Hoje os alunos-repórteres Guilherme Grossmann e Sarah Nicoly Schulz nos trazem informações sobre a atividade leiteira, com entrevista realizada com um médico veterinário e registros fotográficos na propriedade de Fábio e Daiane Grossmann.

Confira:
A produção leiteira é uma atividade comum nas comunidades do interior de Santa Rosa. Nos últimos meses, entretanto, percebeu-se um aumento significativo nos custos de produção, com o aumento dos custos de ração, alimentos e medicamentos.

Além disso, muitos produtores estão desistindo desta atividade econômica, devido aos altos custos de produção e desafios relativos à mão-de-obra, e, assim, optam por fazer outra coisa como investir em lavouras, granja de suínos, aves, entre outros.
Muitas pessoas estão preocupadas com os gastos e sobre como melhorar o retorno na produtividade e na lucratividade.

Para entender melhor como funciona esta atividade e, assim, ter ideias para vencer os desafios, procuramos o médico veterinário do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Guilherme Dahmer:

Cooperinfo Rural: O que fazer para aumentar a produção de leite?
Guilherme Dahmer: A produção leiteira é alicerçada no tripé nutrição, genética e manejo.Temos que ter uma boa nutrição com vacas de boa produção e com cuidados de manejo sanitário e bem-estar necessários.

Cooperinfo Rural: Quais são os principais gastos da produção leiteira?
Guilherme Dahmer: O principal custo de produção é a alimentação, que equivale em aproximadamente de 40% a 60%.

Cooperinfo Rural: Qual é o melhor alimento para vacas leiteiras?
Guilherme Dahmer: Pastagem de qualidade.

Cooperinfo Rural: Como começar na produção leiteira?
Guilherme Dahmer: Precisamos de um solo de qualidade para a produção de boas pastagens. Também precisamos de animais de boa genética e instalações adequadas para o manejo dos animais.
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário