terça-feira, 26 de julho de 2022

Importância da pastagem na atividade leiteira


Na propriedade da Araci Laurene Seidel, localizada na Linha Das Flores, interior de Santa Rosa, existem cerca de dois hectares de pastagem.

O alimento que está sendo usado para o trato das vacas leiteiras é a pastagem de aveia e azevém, semeada por volta da metade do mês de abril. Foi adubada com quatro cargas de esterco de porco, cinco sacos de adubo e cinco de ureia. Nove vacas pastoreiam diariamente.

Como é feito o rodizio de pastagem assim, num sistema de pastoreio rotativo, já é a terceira vez que as vacas pastam ali.

A boa nutrição das vacas é um dos pontos principais para o sucesso da atividade leiteira. Segundo a Emater/RS-Ascar sistema adotado por 91% dos produtores de leite dos 45 municípios de abrangência, na região administrativa de Santa Rosa, é à base de pato, com pastagens de verão, inverno, anuais e perenes. Neste sistema destaca-se o pastoreio rotativo, onde as vacas circulam de um piquete a outro, permanecendo um dia ou mais, conforme o manejo da propriedade, com até sete vacas/ha.

São diversos os benefícios produtivos deste sistema, entre eles, melhoria na qualidade do leite, maior produção e produtividade na cadeia produtiva do leite, atingindo objetivos sociais nas propriedades, como menor esforço físico e de mão-de-obra, trazendo mais lucro e controle sanitário na atividade


 

Por aluno-repórter Yuri Patrique Seidel 

 

 




 

 

 

#leite #pastagem #cooperinfo #cooperinforural #alunoreporter #santarosars 

Nenhum comentário:

Postar um comentário