segunda-feira, 26 de setembro de 2022

SETEMBRO AMARELO: SE PRECISAR, PEÇA AJUDA!

 


 Criado para a conscientização e prevenção contra o suicídio, diante da preocupação alarmante de que são registrados em média 12 mil suicídios no Brasil por ano.

 Em média 96,8% estão ligados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, tristeza, abuso de substâncias seguida também de transtornos de bipolaridade.

 Ultimamente os índices de suicídio são preocupantes, o que ressalta a importância sobre esse assunto tão delicado.

 E é em setembro que a campanha busca mobilizar as pessoas que sofrem a buscar ajuda.

Agora perguntamos: alguém sabe como se originou o setembro amarelo?

O setembro amarelo se inspirou na história de um menino chamado Mike Emme, que morava nos Estados Unidos. Emme era conhecido por ser muito carinhoso e gostar muito de mecânica, tendo como xodó um Mustang  68, que ele mesmo reformou e pintou.

Porém no ano de 1994, aos 17 anos, o jovem cometeu suicídio dentro do seu carro. Segundo familiares e amigos ninguém notou sinais de que o jovem queria tirar sua própria vida.

 Foi ai que os amigos levaram no funeral uma cesta com fitas amarelas onde dizia "se precisar, peça ajuda". E assim a ação se expandiu a outros países.

No ano de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção contra o suicídio. E o amarelo, cor do carro de Mike Emme, é o que representa esta campanha.

 A tentativa de suicídio pode ocorrer em qualquer idade, gênero ou classe social.

 Um dos principais alertas são de pessoas que possuem transtornos psiquiátricos, especialmente quando se trata da depressão, ansiedade, esquizofrenia e transtornos bipolares. Casos de uso abuso de bebidas alcoólicas e de drogas também merecem atenção.

 OBS: Em Santa Rosa, desde janeiro, temos em média, uma morte a cada mês por causa do suicídio.

 

Produzido pelos alunos repórteres: Emanueli, Gabriel, Tailany e Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário