terça-feira, 11 de outubro de 2022

Produtores plantam milho para silagem


 

Como forma de oferecer mais uma reserva para a alimentação dos animais, a silagem de milho está presente em grande parte das propriedades rurais com bovinos de leite e de corte na região de Santa Rosa.

Na propriedade de Araci Laurene Seidel, na Linha das Flores, o plantio do milho para silagem começou no dia 04 de setembro. Para a fertilização do solo foram usados 300 quilos por hectare de adubo mineral no momento do plantio, e adicionados mais 100 quilos de ureia e 50 quilos de adubo. A silagem feita a partir deste milho será usada para a alimentação do gado leiteiro em lactação.

A chuva dos últimos dias tem sido muito importante para o desenvolvimento do milho.

Já na propriedade de Neri Assenheimer, o milho para silagem também já foi implantado. Primeiramente foram aplicadas quatro cargas de esterco, logo depois foi feita a dessecação. Depois de alguns dias ocorreu o plantio de três sacas de milho Biomatrix, com 12 sacas de adubo com fórmula 05 – 26 – 20.

No caso da propriedade dos Assenheimer, quando as plantas atingiram cerca de seis centímetros foi necessário fazer quatro tratamentos para o controle da cigarrinha e do pulgão.

Após a chuva foram aplicadas seis sacas de ureia e duas de cloreto. A perspectiva atual é que sejam colhidos mais de 15 reboques por hectare. A previsão da retirada do milho da lavoura é entre 15 a 25 de dezembro.

 

Por alunos-repórteres Yuri Patrique Seidel e Mateus Leandro Assenheimer. 

 




 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário