quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Como controlar ervas daninhas



 

Provavelmente aí na sua casa deve ter algum incômodo com as ervas daninhas. Como são “chatas” de arrancar, nós decidimos ajudar você dando algumas dicas caseiras e simples para acabar com elas.

 

Arranque as ervas daninhas pela raiz

 Arrancar as ervas daninhas menores à mão é a opção mais simples. Se você encontrar poucos espécimes em meio à grama, coloque um par de luvas de jardinagem e arranque cada um pela raiz. Caso o solo em volta das ervas esteja muito duro ou compactado, revire-o usando uma espátula ou outra ferramenta para facilitar a remoção.

A grama vai crescer em volta e ocupar o espaço onde as ervas daninhas estavam antes.

  

- Derrame água fervente nas ervas daninhas

 Essa tática é excelente para ervas pequenas, desde que você não acerte a grama. Ferva água em uma chaleira no fogão. Derrame-a diretamente nas ervas daninhas que você quer matar, mas não atinja outras plantas em volta. Quando as pragas morrerem, elas vão se decompor, e a grama vai crescer no lugar.

Não derrame água a ponto de ela empoçar no solo. Use um volume suficiente para cobrir o caule e as raízes das ervas daninhas.

 

3.   -  Borrife uma solução de sal nas folhas das ervas daninhas

 Ensope as ervas daninhas, mas evite a grama em volta. O sal de cozinha é um herbicida natural bastante útil no combate às ervas daninhas. Dissolva o sal em água quente e adicione uma gotinha de detergente de louça. Transfira tudo a um borrifador e aplique o produto nas folhas.  Talvez você precise repetir a aplicação algumas vezes, mas as ervas daninhas vão morrer.

 

4.     - Prepare uma mistura herbicida com detergente

 Aplique a solução diretamente nas ervas daninhas, mas evite a grama em volta. Se você quiser experimentar uma solução caseira mais potente (e que não faça mal à grama), misture vinagre branco, sal e detergente de louça na mesma proporção. Transfira tudo a um borrifador e aplique nas ervas que pretende matar.

 

Polvilhe farinha de glúten de milho na grama

 A farinha de glúten de milho pode evitar que as sementes das ervas daninhas germinem. A farinha parece um pó amarelo e é um subproduto do processo de moagem do milho. Ela não faz mal à grama ou a animais, mas pode impedir que as ervas daninhas se desenvolvam. 

 

- Polvilhe uma camada do produto na grama.

 Você pode comprar farinha de glúten de milho em qualquer loja de jardinagem ou pela internet.

Também resolvemos tirar algumas fotos de alguns tipos de ervas daninhas para você saber se tem aí na sua casa.   As fotos foram registradas na propriedade de Magnus Rafael Assenheimer, na Linha das Flores, interior de Santa Rosa.

 










Aluna repórter: Patrícia Dorfschmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário