quinta-feira, 20 de abril de 2023

 

                                                     Decoração da Praça da Bandeira em Santa Rosa (RS)

O mês de abril é marcado por diversas datas comemorativas. As alunas-repórteres Luana Eduarda Schultz e Letícia Hein relembrar algumas delas e suas origens.

Dia de Tiradentes (você sabe o que significa?)

Nesta sexta-feira, dia 21 de abril, será celebrado o Dia de Tiradentes. A data foi decretada feriado nacional em 1965 como homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos contra o poder da Coroa portuguesa no Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira.

O movimento se articulou nos anos de 1788 e 1789. Tiradentes, assim como todos os inconfidentes, foi capturado e preso. Os demais líderes do movimento foram expulsos do país, porém Tiradentes foi morto no dia 21 de abril de 1972. Seu corpo, esquartejado, e sua cabeça, exposta na praça central de Ouro Preto, Minas Gerais.

A imagem de Tiradentes como herói nacional foi construída apenas após a Proclamação da República. Isso porque os republicanos tinham o desejo de exaltar as figuras republicanas do Brasil em contraposição à monarquia. Tiradentes foi escolhido devido ao caráter cruel de sua condenação e morte, além de seu papel contra a Coroa. A partir de então, Tiradentes passou a ser exaltado como mártir do movimento republicano.

 

Dia dos Povos Indígenas

Comemorado em 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas foi criado para celebrar anualmente a diversidade da cultura indígena no Brasil.

Criado em 1943, é um dia de celebração e de luta pelos direitos dos indígenas brasileiros.

Seu surgimento se deu, em boa medida, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. Ainda, a data foi criada por influência do Congresso Indigenista Interamericano que havia sido realizado no México em abril de 1940.

Tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros; combater preconceitos contra os indígenas; e estabelecer políticas públicas que garantam os direitos dos povos originários.

 

Páscoa

É uma das principais tradições do cristianismo, relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em 2023 foi celebrada no dia 9 de abril.

A Páscoa é uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. A celebração cristã inspirou-se em uma comemoração judaica chamada pesach, que acontecia na mesma época em que Jesus teria sido crucificado e ressuscitado.

 

#pascoa #tiradentes #datascomemorativas #diadoindio #cooperinfo #cooperinforural #santarosars #alunorepórter #alunoreporter #alunosrepórteres #alunosreporteres  

Nenhum comentário:

Postar um comentário