quinta-feira, 31 de julho de 2014

Lixo: Um problema de todos

O lixo que o ser humano produz e joga no planeta todos os dias é um risco serio à saúde de todos os seres vivos. Jogado a céu aberto ou terrenos baldios, contribui para a proliferação de bactérias e fungos, além de atrair baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, diarreia, cólera, leptospirose e hepatites, sendo que algumas são transmitidas pela ingestão de alimentos e água contaminada.

Aqui na nossa cidade, Santa Rosa, há pessoas preocupadas com o futuro do nosso planeta. A ONG Terra Verde faz trabalhos de conscientização, como uma tarde de recolhimento de lixo na Cascata do Rio Santo Cristo, um local muito bonito, mas infelizmente com muito lixo. Segundo a participante da ONG, Cristiane Vargas, é lixo que vem com as enchentes, lixo que as pessoas que vão passar o dia no local deixam jogado, enfim, todos contribuímos de alguma forma para a poluição deste rio, direta ou indiretamente. Vale lembrar, que a água deste rio abastece nossa cidade e beneficia a todos por onde passa.

O lixo, uma das causas das enchentes, nunca deve ser jogado nos rios, canais, valas ou valões. Também não deve ser jogado nas ruas ou nos morros. Quando vem o temporal, o lixo é arrastado para baixo entupindo os bueiros e assoreando os rios.

Os rios e canais entupidos com o lixo não conseguem seguir seu curso, transbordando para os lados, espalhando esgoto e sujeira, destruindo vidas, casas, móveis e transmitindo doenças. Além disso, o lixo também fica represado em travessias e pontes, formando uma verdadeira barreira que impede a passagem das águas.

O lixo é um grande problema. Mas ele pode ser um problema um pouco menor. Então vamos todos fazer nossa parte, para que o nossos descendentes também possam usufruir de tudo aquilo que nós desfrutamos.


                                        Foto e Matéria aluna-repórter Natali Günther

Nenhum comentário:

Postar um comentário