sexta-feira, 12 de agosto de 2022

PRECISAMOS FALAR SOBRE DENGUE


É um tema que ressurge anualmente quando o número de casos aumenta. No entanto, podemos e devemos agir antes disso acontecer.

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais. Pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave.

Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

As pessoas infectadas pela dengue podem ter outros sintomas também como dores locais nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen ou ossos; dor forte nas articulações; febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, tremor ou suor. Também são comuns queixas como dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea.

Para não passar por isso, o melhor é prevenir. Saiba como:

ü  - Utilize repelente;

ü  - Deixar a caixa d'água bem tampada;

ü  - Deixar as lixeiras bem tampadas;

ü  - Limpar as calhas;

ü  - Cobrir piscinas;

ü  - Livrar-se de objetos que deixam a água acumulada;

ü  - Atenção ao acúmulo de água da chuva em locais onde possa permanecer parada;

ü  - Virar vasilhas, evitando que a água fique parada.

ATENÇÃO: O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período.

 

Por alunas-repórteres: Letícia Taís Hein e Luana Eduarda Schultz 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário