quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Saiba mais sobre a lagarta do cartucho

 


Conhecida popularmente como lagarta do cartucho a Spodoptera frugiperda é uma das principais pragas da cultura do milho. A lagarta é um inseto polífago, capaz de se alimentar de diversos tipos de plantas e apresenta enorme potencial de dano.

Segundo a Embrapa, entre os motivos para sua presença está o aumento do uso de variedades de soja transgênicas, resistentes às principais espécies e lagartas, o que faz com que muitos agricultores não realizam o manejo químico, favorecendo a infestação das espécies do gênero Spodoptera, em especial a frugiperda.

A lagarta do cartucho ataca principalmente as estruturas reprodutivas da planta e também hastes, plântulas e pecíolos. Presente em todas as regiões produtoras, ataca lavouras de milho, algodão, couve-flor, mandioca, pastagem e trigo.  

Para diferenciar a lagarta do cartucho de outras lagartas o produtor deve ficar atento a algumas características. Em primeiro lugar, observe se a lagarta tem a cabeça escura com uma marca clara em formato de “Y” de cabeça para baixo na fronte. Outra característica peculiar é que ao longo do corpo o inseto possui um padrão de quatro pontos elevados, quando visto de cima. No penúltimo segmento do corpo apresenta quatro pontos escuros, que formam um quadrado. Na região torácica, a praga possui três pares de pernas e outros cinco pares de falsas-pernas no abdome. Se não controlada, a praga pode chegar a 50mm.

Outro aspecto relevante é que seus ovos têm coloração verde-clara e tornam-se alaranjados com o tempo.

Além de destruir o cartucho das plantas, as lagartas dessa espécie raspam e perfuram as folhas e danificam também as espigas. Os ataques ocorrem próximo à época de florescimento e se intensificam em épocas secas.

 

Com informações das alunas-repórteres Estefani Knaesel e Sarah Schulz

 

Fotos do Milho: Roberto Racho/ Mimara

 



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário