segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Sua plantação sofre com a cigarrinha?

Conheça alguns sintomas e formas de tratamento.




  Entre os problemas causados pela praga estão os danos diretos e indiretos, geralmente em lavouras de milho. Os danos diretos que a cigarrinha pode causar são lesões nas plantas, pois é um inseto de hábito sugador. Já os danos indiretos são os que trazem maiores consequências, podendo chegar a 70% de perdas em algumas situações.

Quando infectada ela pode transmitir fitopatógenos e fitoplasma, microrganismos que são responsáveis pelos enfezamentos vermelhos e pálido respectivamente, além do Raiado fino. Os sintomas de enfezamento aparecem na fase de produção da cultura, com diminuição do tamanho de espigas e dos grãos.

Controle e manejo da cigarrinha: Em muitos casos é realizada a entrada com aplicação de inseticidas desde as dessecações pré-plantio até o estádio VT da cultura, caso constatada a presença da praga. O uso de fungicidas de forma antecipada é mais uma ferramenta que irá auxiliar na diminuição dos impactos causados pelos enfezamentos.

Entre os ativos químicos registrados, alguns produtos utilizados apresentam até 80% de eficácia em algumas situações, sendo que essa eficácia irá depender das condições no momento da aplicação.

Para avaliar qual a melhor solução para sua lavoura, busque a assistência técnica especializada.

 

As fotos foram registradas na propriedade de Clarimundo Bubans, interior de Santa Rosa.

 

 

Por aluna-repórter Ana Luísa Bubans

Nenhum comentário:

Postar um comentário