terça-feira, 30 de maio de 2023

Curiosidades da nossa terra


 

O QUE É O MONUMENTO DA LINHA 15 DE NOVEMBRO?


 

Quem passa pela ERS 307, entre Santa Rosa e Cândido Godói, ao chegar na entrada da Linha 15 de Novembro pode observar um monumento.

Segundo o senhor Holdi Krebs, se trata do Memorial da Soja, construído no ano de 2008, inaugurado no mesmo ano com a presença do presidente da Fenasoja, Milton Racho.

O monumento está localizado na estrada utilizada pelo pastor introdutor da soja, Alberto Lehenbauer e membros da União Colonial. A estrada pode ser considerada “O Caminho da Soja” naquela época. “Foi construído como forma de marcar a chegada da soja ao nosso país. Atualmente representa um projeto turístico incrível que recomendo conhecer, que é o Caminhos da Soja”, destaca Krebs.

A soja surgiu a partir de experimentos com sementes em diversos lugares. Foi introduzido em nossa região pelo Pastor, que também foi o fundador da primeira igreja da Vila 14 de Julho.

 Celebrar a soja através de um monumento é também reconhecer sua importância de diversas formas.  É essencial para a economia local e do país; a recuperação do solo; a alimentação humana e animal; a indústria, destacando-se seu importante papel na produção de óleo vegetal e de biocombustíveis.

MOINHO COLONIAL


 

O moinho localizado entre as linhas 15 de Novembro e 13 de Maio faz parte do projeto Caminhos da Soja, sendo de propriedade de Holdi Krebs. O moinho já existia em 1924, movido à roda d’água, exercendo uma importante função para os imigrantes que se instalavam na Colônia. Os moinhos na época passaram a fazer parte da identidade da comunidade. As pessoas precisavam produzir os próprios alimentos e o moinho se tornou um aliado, inclusive para a geração de energia, contribuindo para um dos poucos meios industriais que existiam, transformando grão em farinha e farelo.

Quando visitamos o local também podemos ver curiosidades e nos inspirar com as belezas.

Por aluno-repórter Marivando Andrei Ramos

 

#soja #moinho #curiosidades #santarosars #cooperinfo #cooperinforural #alunorepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário