terça-feira, 23 de maio de 2023

VACINAÇÃO ANIMAL

 


Quais são as vacinas OBRIGATÓRIAS em novilhas e terneiras? Conheça algumas delas.

 

·         Brucelose

A brucelose é uma doença bacteriana contagiosa que afeta diferentes espécies animais e a população humana. É feita vacinação única de fêmeas bovinas, e bubalinos entre três e oito meses de idade, com controle de Médico-veterinário para evitar contaminação na aplicação da vacina aos humanos.

 

·         Raiva Herbívora e canina

Deve ser feita mediante indicação da Inspetoria, especialmente quando de focos de mordeduras em animais por morcegos Hematófagos. A vacina canina é feita pela Secretaria de Saúde e também pelas clínicas.

 

Observação:

·         Febre aftosa.

   A vacina contra a enfermidade causada por três vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus) era obrigatória no Rio Grande do Sul. No entanto, o Estado gaúcho foi recentemente reconhecido e ganhou status de  área livre de aftosa sem vacinação e, diante disso, a vacinação  está proibida no RS.

O médico veterinário do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi explica que em gado de corte e leite também é importante vacinar para colibacilose, paratifo, enterotoxemais, tipo carbúnculo sintomático. Dependendo da região e com recomendação veterinária também pode-se fazer vacinas para leptospirose, mastite, tristeza parasitária, carrapatos, IBR, BVD, BRVS, ceratoconjuntivite e pasteurelose.

 

Por: Aluna-repórter Grazieli Moura Weiss

 

(Foto: Deise Froelich, Emater/RS-Ascar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário