quarta-feira, 24 de maio de 2023

Plantas medicinais: Do surgimento até a atualidade

 


Desde muito antes do início da indústria farmacêutica, alguns povos já utilizavam ervas e chás para o tratamento de doenças e machucados.

Crê-se que o primeiro povo a utilizar as plantas como medicamento foi a civilização egípcia, com aproximadamente 4000 anos, essa ficou conhecida como o berço da medicina, perfumaria e farmácia.

Os egípcios utilizavam ervas na religião, saúde e higiene.

Apesar da medicina egípcia contar bastante com plantas e chás, o primeiro registro escrito dessa prática foi encontrado na China e data do ano de 2800 a.C.. Foi escrito pelo her-borista Shen Numg e trata-se de um manuscrito denominado “Pen Ts’ao” (tradução não encontrada) este descreve o uso de centenas de plantas medicinais na cura de várias molestias.

Apesar de que com o passar dos anos, muito do conhecimento sobre plantas medicinais foi se perdendo (uma vez que era, em sua maioria, transmitido apenas oralmente),  alguns desses remédios naturais são bastante populares.

Abaixo, uma lista de algumas dessas ervas e como podem ajudar a sua saúde.

•Marcela ou Macela: O chá dessa erva pode ajudar a fortalecer a imunidade. Também combate infecções e ajuda a amenizar inchaços e dores. No entanto, é contraindicado para gestantes.

• Hortelã: A Hortelã trata problemas digestivos, como a má digestão, enjoo e vômitos. Se usar o chá para limpeza facial, ele também pode prevenir a acne.

•Canela: A canela é uma planta que possui um chá bastante versátil, este pode ser utilizado no tratamento da diarreia infantil, verminose, asma, cólicas menstruais, dor de dente e vômito.

•Cidreira: A cidreira pode ajudar na ansiedade e insônia, pois possui propriedades calmantes.

• Espinheira-santa: As folhas da planta são amplamente utilizadas na medicina popular para o tratamento da gastrite, indigestão, dores de barriga e serve até mesmo como cicatrizante.

•Ora-pro-nóbis: possui um valor proteico bastante elevado (podendo substituir a carne na nossa dieta), serve como anti-inflamatório e até mesmo contribui para o controle da diabetes.

 

Lembrando que para o preparo correto dos chás, é necessário que as ervas sejam apenas mergulhadas na água após o fervimento de tal, durante o processo de resfriamento.

Também é necessário ressaltar que se deve pesquisar as contraindicações do chá antes de consumi-lo, caso contrário, este pode oferecer riscos à saúde de quem ingeri-lo.

Você já experimentou algum desses chás? Teve bons resultados? Conhece mais alguma erva que pode ser adicionada a esta lista? Nos conte nos comentários!

Por alunas-repórteres Letícia Schacht e Patrícia Dorfschimdt

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário