quarta-feira, 29 de julho de 2015

Municípios Amigos do Leite recebem reconhecimento em Congresso Internacional

Entrega do Prêmio ao município de Nova Candelária


Durante abertura do 13º Congresso Internacional do Leite, que reúne representantes de diferentes países, municípios gaúchos que se destacam em programas e políticas públicas voltadas ao leite receberam reconhecimento por meio do Troféu "Município Amigo do Leite". Os três finalistas premiados nesta quarta-feira (29/07), em Porto Alegre, foram Benjamim Constant do Sul, Fagundes Varella e Nova Candelária.

As 10 experiências finalistas selecionadas, entre 49 casos - Arroio do Meio, Benjamim Constant do Sul, Boa Vista do Cadeado, Carlos Barbosa, Chapada, Encantado, Fagundes Varella, Guaporé, Nova Candelária e Três Passos - foram apresentadas durante Seminário de Prefeitos e Secretários Municipais de Agricultura, em evento paralelo na tarde de terça-feira (28/07), no Centro de Convenções da FIERGS.

A premiação foi entregue pelas mãos do vice-governador José Paulo Cairolli, presidente da Emater/RS-Ascar Clair Tomé Kuhn, chefe geral da Embrapa Gado de Leite Paulo do Carmo Martins, presidente da Famurs Luiz Carlos Folador, presidente do Instituto Gaúcho do Leite Gilberto Antônio Piccinini e presidente da Associação Gaúcha de Laticínios e Laticinistas Ernesto Krug.

Para o presidente do IGL, os gestores que incentivam a cadeia leiteira merecem reconhecimento, em virtude da capilaridade econômica e social da atividade, que está presente em aproximadamente 94% dos municípios gaúchos.

O assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar em Sistemas de Produção Animal, Jaime Ries, destaca a importância de reconhecer experiências que estimulem a cadeia, sendo que os municípios podem contar com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural nas diferentes ações. A presença da Emater/RS-Ascar foi destacada por pelo menos oito dos 10 casos apresentados durante o seminário.

Segundo o assessor de Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, a política é uma ferramenta de transformação, sendo importante valorizar o gestor que incentiva as práticas de agricultura, uma vez que o setor primário é fundamental. "O leite está inserido na maioria dos municípios gaúchos. Em torno de 150 municípios têm políticas voltadas ao setor, que podem servir de inspiração para outros", afirma.

Amigos do Leite
O município de Fagundes Varella recebeu a premiação em virtude do Programa Impulsão Agropecuária, criado em 2009 e reestruturado em 2013. Aos beneficiários que atendem aos requisitos são oferecidos incentivos como 100% do subsídio em serviços de máquina; reembolso ao produtor de R$ 700,00 por box de ordenha; reembolso do produtor de R$ 100,00 por canzil; e subsídio de 50% da consulta médica veterinária, entre outros.

Já Nova Candelária, no Noroeste gaúcho, foi premiado pelo programa de incentivo à produção leiteira, com estratégias de ação que culminaram em resultados como o salto de produção de 14.024.139 litros de leite, em 2009, para mais de 22 milhões e 500 mil litros em 2014, um incremento superior a 60% em um período de cinco anos. Para o extensionista rural da Emater/RS-Ascar André Weber, que recebeu o troféu em nome dos parceiros, o prêmio é o reconhecimento da importância da articulação entre diferentes entidades e o trabalho comprometido dos produtores de leite, que aproveitam os benefícios do programa para aumentar a produção e executar as atividades com maior facilidade e qualidade de vida.

Benjamim Constant do Sul também recebeu reconhecimento em função do Programa Mais Leite, que incentiva medidas como instalação de pastagens perenes, fornecimento gratuito de fertilizantes químicos e calcário, estímulo à produção de bezerra leiteira com padrões ideais de manejo e melhoria na qualidade do leite.

Por: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário